Buscar
  • Cenemar

Museu do CENEMAR é noticiado no Jornal Matéria de Capa

A reabertura do Museu do CENEMAR foi noticiada no Jornal Matéria de Capa que circula em Capão da Canoa e Xangri-lá. Reproduzimos na sequência a íntegra da matéria.


Notícia de reabertura do Museu do Cenemar - Matéria de Capa

O Museu se manteve aberto à visitação pública de 2002 a 2011, quando foi fechado. Elaine Freitas e José Carlos Tarasconi, da atual diretoria, empreenderam um trabalho de reconstituição e de remodelamento para que o Museu volte a oferecer seu acervo ao conhecimento público. Antes localizado na Avenida Paraguassu, agora está situado na Rua Ipê, próxima à antiga caixa d'água de Atlântida, com bom e belo espaço. De acordo com os diretores, o Museu não estará aberto ao público de maneira permanente, e somente para grupos organizados de escolas, outras entidades, ou grupos especialmente formados para conhecer o acervo.           O acervo do Museu trata-se da evolução da vida marinha e se compõe de 20 painéis expositores com os mais diferentes aspectos do desenvolvimento animal no ambiente marinho. Há espécies desde seres unicelulares passando por medusas, artrópodes, moluscos, peixes e até os anfíbios. São cerca de 1.200 animais para serem vistos e conhecidos através das informa- ções postadas em cada um deles.         O acervo todo é de cunho científico e acima de tudo educativo, tanto para leigos como para quem possui maior conhecimento em biologia. Os visitantes terão novamente a oportunidade de apreciar muito da fauna marítima, sua diversidade, e suas curiosidades, além de animais considerados bastante raros hoje em dia. Tarasconi revela que a coleta dos espécimes vem de décadas e que foram catalogadas justamente para serem mostradas no Museu. Os atuais diretores esperam a chegada do estudioso argentino Daniel Oscar Forcelli, incentivador da iniciativa e precursor da ideia e quem coletou a maioria dos espécimes, para concluírem o trabalho e colocaram à disposição dos interessados.           Os objetivos básicos do Museu são proporcionar fonte de estudos e conhecimento da evolução da vida marinha para auxiliar na proteção e preservação das mais diversas espécies. Para Xangri-Lá, o ressurgimento do Museu do Cenemar é a reafirmação da importância do Município como centro de lazer para veranistas e desportistas, e como real fonte de estudos para ambientalistas e estudiosos da vida marinha. O Museu do Cenemar configura-se também, a partir de sua reabertura, como destacada atração para o turismo denominado científico.

Jornal Matéria de Capa, Edição 1196,  pág. 3; Jornalista: Marcelo Nitschke

Edição completa:  1196 Matéria de Capa

6 visualizações

O CENEMAR é uma entidade sem fins lucrativos, que tem entre seus objetivos a preservação do meio ambiente marinho e costeiro do Atlântico Sul. Faça parte da nossa equipe e ajude o CENEMAR na preservação do meio marinho.

CONTATO:

Tel.: 51 981775828

E-mail: cenemar@terra.com.br

© 2019 por CENEMAR. Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now