top of page

Notícias

Fique por dentro das atividades do Cenemar.

Buscar
  • Foto do escritorCenemar

Atualizado: 4 de jan. de 2019

CENEMAR realiza mais uma edição do Mutirão de Limpeza de Praia.



No dia 28 de abril o CENEMAR realizou mais uma edição do Mutirão de Limpeza de Praia. Há muitos anos nossa entidade não organizava eventos desta natureza, isso porque a manutenção constante do trecho ao qual o CENEMAR se propôs a cuidar (entre o Restaurante Bali Hai e Av. Rio dos Índios, em Atlântida, Xangri-lá), tem se mantido em boas condições, graças ao trabalho contínuo de nossa entidade.          Entretanto, neste último verão, uma grande quantidade de caliça do antigo restaurante Tortuga's, que ficava localizado próximo à Rua Guará, voltou a aparecer nas areias da praia exigindo sua remoção.       Outro ponto de trabalho do mutirão foi no local onde um morador de rua fez um acampamento, localizado junto às dunas próximo à Av. Rio dos Índios. Uma infinidade de lixo acumulado durante meses foi retirado, como é demonstrado nas fotos abaixo.          Acreditamos ter feito um bom trabalho e nos sentimos satisfeitos com o resultado.


36 visualizações0 comentário

"Moluscos, uma isca perfeita para cientistas."



O CENEMAR, por meio de seu Presidente José Carlos Tarasconi, ministrou uma palestra  com  o tema: "Moluscos: uma isca perfeita para cientistas", no curso: Moluscos da Costa Rochense que está ocorrendo de 18 a 22 de dezembro de 2017 em La Paloma, Rocha, Uruguai a convite do Professor Fabrizio Scarabino  Maytía do CURE - Centro Universitário Regional Este - da Universidad de la República.         A palestra fez um apanhando de exemplos reais de pessoas comuns que possuíam interesses variados como o colecionismo, a ecologia e o meio ambiente e que culminaram no entusiasmo científico, as levando a uma carreira docente e de pesquisa. Outro aspecto mencionado na palestra é o fato de coleções particulares de todo tipo - inclusive as de conchas de moluscos - acabarem se destinando a museus e importantes instituições de ensino auxiliando no estudo e na pesquisa.         A programação do curso é bastante variada incluindo atividades teóricas e práticas inclusive com saídas de campo para coletas e observação.        Parabenizamos o professor Fabrizio pela iniciativa e disposição em realizar eventos desta importância e agradecemos a lembrança e o convite estendido a nossa entidade.

9 visualizações0 comentário
  • Foto do escritorCenemar

Atualizado: 4 de jan. de 2019

Esta ocorrendo entre os dias 02 a 06 de outubro de 2017 no Balneário de Piriápolis, Maldonado, Uruguai o X CLAMA - Congresso Latino Americano de Malacologia.

O evento é organizado pela Associação Latino Americana de Malacologia e pela Sociedade Malacologica do Uruguai e conta com o apoio de diversas outras instituições.

Nosso sócio fundador e Presidente do Conselho Deliberativo, José Carlos Tarasconi, foi convidado a ministrar uma das palestras da mesa redonda que antecedeu a abertura do congresso. Agradecemos aos organizadores do congresso o convite e desejamos a todos um excelente e produtivo evento.         Para saber mais, acesse o site   https://www.xclama.info/

17 visualizações0 comentário
bottom of page