top of page

NOSSO SÍMBOLO

logo_cenemar_02.jpg

O símbolo do CENEMAR é uma concha de Adelomelon riosi Clench & Turner, 1964 (Mollusca; Gastropoda; Volutidae). O exemplar usado como modelo foi coletado por barco pesqueiro em abril de 2001, a uma profundidade de 350 metros, ao largo de Florianópolis (SC), e foi obtido em uma loja de artesanato de conchas em Itajaí (SC).

A espécie foi escolhida como nosso símbolo por dois motivos principais. Inicialmente por ocorrer na área de interesse do CENEMAR, ou seja, o Atlântico Sul ocidental. O motivo principal, no entanto, é prestar homenagem ao Prof. Eliézer de Carvalho Rios (1921-2015), a quem a espécie foi dedicada.

O Prof. Rios foi um dos principais malacólogos brasileiros, um incentivador entusiasmado da pesquisa na área da Malacologia e autor de inúmeros trabalhos e de livros sobre a fauna malacológica marinha brasileira. Ele foi um dos nossos sócios fundadores e também colaborou de diversas maneiras com nossa entidade.

Nesta homenagem que lhe prestamos queremos transmitir o nosso eterno agradecimento por tantas idéias, auxílios, sugestões, críticas e colaborações que dele recebemos. 

OBRIGADO PROFESSOR RIOS!

bottom of page