top of page

O MUSEU DO CENEMAR

Com a finalidade de possuir um ponto de referência para apresentar-se como entidade e divulgar seus projetos e ideais preservacionistas, bem como para servir como uma fonte de arrecadação, o CENEMAR montou uma exposição de Biologia Marinha com o tema  “O Caminho da Vida Animal do Mar para a Terra”, projetada e construída por Daniel Oscar Forcelli, naturalista argentino e Sócio Honorário da entidade.

  

A exposição mostrava, através de 20 painéis expositores de grandes dimensões, os diferentes aspectos do desenvolvimento animal no ambiente marinho, desde os primeiros seres unicelulares (os protozoários) e, em seqüência, os seres pluricelulares mais simples, como as esponjas e, continuando, pelos cnidários (corais, medusas, etc.), artrópodes (siris, caranguejos, camarões, etc), moluscos, equinodermos (estrelas e ouriços-do-mar, etc.), peixes e até os anfíbios, os quais, finalmente, colonizaram a terra firme. Os expositores contam com alguns fósseis, muitos exemplares de animais taxidermizados (empalhados), e outros preservados, além de fotos, desenhos, modelagens e textos elucidativos.

 

A exposição é de cunho científico mas, acima de tudo, educativo, tanto para o leigo como para as pessoas que têm conhecimento específico em Biologia. Por possuir um forte impacto visual e estético, todos seus visitantes podem apreciar e conhecer muito da fauna marinha, sua diversidade e suas curiosidades pois, além da quantidade significativa, estão sendo expostos animais raramente presentes em exposições do gênero em qualquer museu do Brasil.

A exposição esteve em funcionamento de 2002 até 2011 e ficava situada na Av. Paraguassu, 4933. Atualmente encontra-se desativada e pretendemos reabrir para visitação futuramente. 

"É preciso conhecer para preservar"

IMG_1043.JPG
IMG_3142.JPG
Exposição_CENEMAR_2002_internas_(4).jpg
Exposição_CENEMAR_2002_internas_(8).jpg

O CENEMAR é uma entidade sem fins lucrativos, que tem entre seus objetivos a preservação do meio ambiente marinho e costeiro do Atlântico Sul. Faça parte da nossa equipe e ajude o CENEMAR na preservação do meio marinho.

CONTATO:

Tel.: 51 981775828

E-mail: cenemar@terra.com.br

© 2019 por CENEMAR. Webdesign por May Oliveira

bottom of page